O tema “cuidados com cachorros no verão” pode parecer ultrapassado e já superado. Mas, infelizmente, ainda nos dias de hoje, nos deparamos diariamente com notícias assustadoras sobre crimes de maus-tratos aos animais. Por isso, vamos dedicar este texto para falar de um tema preocupante nos dias de verão: os cães braquicefálicos.
Neste texto, responderemos perguntas como:
Continue acompanhando o nosso conteúdo e saiba mais!
O dicionário traduz a palavra através da seguinte explicação:
braquicéfalo
adjetivo
A palavra “braquecéfalo” vem do grego e significa literalmente “cabeça (céfalo) curta (brakhys)”.
Talvez o nome soe estranho para você, já que popularmente são chamados de “cães com focinho achatado”, mas com certeza você já viu alguns por aí. E, apesar de muito bonitinhos, eles são raças que sofrem bastante, principalmente no verão.
Antigamente, os cães possuíam suas funções práticas bem estabelecidas, e eram escolhidos pelos homens de acordo com as suas habilidades fisiológicas ou temperamento, que pudesse ser útil em atividades como:
E nessa época, não existiam tantas variedades de raças, para você ter noção,
no ano 1.800 existiam apenas 20 raças de cães.
Porém, a sociedade experimentou um êxodo da zona rural para o meio urbano. Isso fez com que o cão perdesse a sua função prática, e passasse a ter basicamente uma função estética e, muitas vezes, de status social.
A partir desse momento, a procriação dos cães perdeu o seu sentido funcional, e passou a ter um olhar para a estética. Foi aí que começaram a “desenvolver”, através de cruzas exóticas entre diferentes raças, diversos tipos de cães.
Nos dias de hoje, existem cerca de 400 raças diferentes de cães.
Os braquicefálicos são espécies que também foram vítimas desses cruzamentos com objetivos estéticos, entre espécies com focinhos menores e outras espécies que tivessem o maxilar menor.
Então, complementando o tópico anterior, basicamente o que causa a braquicefalia em cães é a intervenção humana na criação de novas raças.
Existe uma lista grande de cães braquicefálicos, mas vamos listar aqui os principais e mais conhecidos:
Esse cruzamento genético feito através da intervenção humana, resultou em uma qualidade de vida inferior em alguns pets e doenças graves, como:
Como a faringe e o palato não se desenvolvem conforme exigido pela espécie, é comum que esses cães tenham dificuldade para engolir comida, acompanhado de náusea.
Maior predisposição a doenças e inflamações oculares
Os cães braquicefálicos requerem cuidados mais específicos, e por isso é preciso analisar bem o seu perfil antes de decidir ter um.
Veja algumas dicas:
Devido a essa dificuldade de trocar o ar quente pelo ar frio, que mencionamos anteriormente no texto, não é recomendado que os passeios com os cães de focinho curto sejam longos, já que eles irão cansar muito mais rápido e podem passar muito mal, devido ao aquecimento do corpo.
O indicado é realizar passeios diários de até 15 minutos. Caso o seu cão tenha muita energia, opte por realizar três passeios diários de até 15 minutos. Assim você irá suprir o gasto energético do cão sem sobrecarregar a capacidade fisiológica dele.
Acima de 25°C já é uma temperatura bem elevada para a capacidade fisiológica dos cães braquicefálicos. Por isso, o ideal é que eles fiquem em ambientes com refrigeração sempre.
Diretamente relacionado ao tópico anterior, cuide dos horários que irá realizar os passeios. Opte por horários mais cedo ou mais tarde, em que a temperatura já estiver mais amena.
Os espirros reversos são comuns em cães com braquicefalia. Muitas vezes, pode parecer um engasgo.
O espirro normal, consiste no ar que é empurrado para fora dos pulmões, através do nariz. Já o espirro reverso, o ar é empurrado para dentro, gerando um barulho parecido com um ronco de cão, ou um engasgo.
Caso isso aconteça, a dica é acalmar o cão e massagear a garganta. Caso ocorra muito frequentemente, busque um veterinário para fazer exames e verificar a questão.
E todos esses pontos servem para ressaltar, mais uma vez, que os cães de focinho curto requerem uma atenção diferenciada. Portanto, avalie muito bem a sua decisão antes de tomá-la! Ao adquirir um cão de focinho curto, você precisa estar ciente de todos esses detalhes.