Este texto é para você que caiu de paraquedas nessa vida de tutor de pet e não tem a menor ideia de quais são os principais custos veterinários que terá pela frente. Ou para você que está pensando em ter um pet e quer se planejar direitinho para isso, afinal, planejamento financeiro também faz parte de uma guarda responsável.
Antes de mais nada, quero te dizer que não é à toa que os pets são muitas vezes chamados de filhos pelos seus tutores...Ter um em casa se equipara aos custos e exigências de atenção e cuidado que uma criança requer. Mas não se apavore, há formas de tornar essa relação mais barata e sustentável, e esse é um dos principais aspectos que serão abordados ao longo deste texto.
Além disso, exploraremos os seguintes tópicos:
Vamos lá?
A Guarda-responsável é um conjunto de princípios éticos estipulados por políticas públicas que traduz como deve ser a relação entre as pessoas e os animais.
Dentro desses princípios, temos um inicial que se enquadra perfeitamente no contexto desse artigo: o planejamento financeiro.
Não é novidade que realizar um planejamento financeiro é primordial para fazer qualquer tipo de decisão na vida. Mas, quando falamos de decisões emocionais, é difícil que esse ponto seja levado em consideração. Por isso, queremos ressaltar aqui que a adoção de um pet precisa ser pensada racionalmente, para que possamos diminuir os
mais de 30 milhões de cães e gatos abandonados no país.
Quem pensa que ter um pet sem raça definida (SRD) não terá custos, está crendo em um grande mito, pois ele pode ter as mesmas doenças infectocontagiosas que um pet de raça, afinal, os dois precisam ser vacinados com as mesmas vacinas e também precisam de acompanhamento anual ao veterinário.
Algumas raças já possuem uma predisposição para algumas doenças, como dermatites, oftalmológicas, respiratórias, colapso de traqueia, entre outras…
As raças com maior probabilidade de desenvolvimento de doenças, e consequentemente mais onerosas, por exemplo, são: Shih-tzu, Buldogue Francês / inglês, Yorkshire, Poodle e Bichon Frisé.
Mas, mesmo que em menor probabilidade, os cães sem raça também podem desenvolver problemas de pele, colapso de traqueia ou problemas articulares, porque esses animais podem ter cruza com animais de raça.
É importante separarmos os custos que são essenciais para garantir uma guarda responsável, como: pelo menos uma consulta anual, vacinação, vermifugação e ração, dos custos que são secundários. Entenda mais a seguir!
Trabalhando com medicina veterinária preventiva, área que busca prevenir as doenças ao invés de tratá-las, notei que normalmente
as pessoas procuram auxílio veterinário quando os animais já estão doentes. Para muitas doenças o tratamento é simples e a doença não é grave, mas em outros casos, a doença é grave ou o tratamento é difícil, caro ou com risco de morte. Além disso, é possível que a
doença seja contagiosa, colocando em risco a vida de outros animais, e até mesmo de pessoas.
Por isso, é extremamente necessário realizar um acompanhamento anual da saúde do pet.
A rotina de
vacinação, vermifugação e controle de pulgas e carrapatos deve fazer parte da rotina do pet, como uma forma de
manutenção de sua saúde e, também, de bem-estar.
Os animais estão sempre lambendo coisas sujas, e passando a língua pelo próprio corpo, por isso, é extremamente comum contraírem alguns parasitas intestinais.
Os filhotes devem ser
vermifugados pela primeira vez com 30 dias de vida, e os custos podem variar entre R$ 30 e R$ 150, tudo isso depende do medicamento e da clínica.
Além disso, o ideal é que o pet seja
vermifugado cerca de três vezes ao ano.
As rações podem ter um custo muito elevado, é verdade...Mas o valor irá depender do tipo de ração.
Uma dica importante que dificilmente os tutores sabem, é que quanto mais colorida a ração, mais sal, temperos e corantes ela tem. Tudo isso, a longo prazo, pode resultar em problemas de trato urinário, trato renal, de pele e até perda de pelo.
Normalmente o tutor opta por esse tipo de ração devido ao seu valor mais baixo, porém, é uma falsa economia, já que o pet precisará comer o triplo para sentir-se saciado, pois elas contém pouca carne, em sua maioria é fibra vegetal, farelo de arroz, de soja, por exemplo.
Mas caso você não possa investir em uma ração mais cara, prefira as de uma só cor.
Pode ter certeza que algum dia da sua vida você terá interesse em comprar aquelas roupinhas sem grandes finalidades práticas e com muitas finalidades estéticas para o seu pet...Falo por experiência própria rsrs
Além disso, os acessórios como caminhas e brinquedos poderão existir. Aí vai do seu autocontrole e criatividade para evitar o consumismo de coisas supérfluas.
Mesmo que você cuide perfeitamente bem do seu pet, seguindo todos os cuidados veterinários básicos que comentamos acima, os imprevistos acontecem...E eles podem custar caro, tenha isso em mente!
Siga nossas redes sociais para receber dicas diariamente:
https://www.instagram.com/anacastrovet/